MENU

A osteoporose pode ser prevenida. E tem tratamento

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, mais de dez milhões de brasileiros são acometidos pela osteoporose. Doença caracterizada principalmente pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, a osteoporose é um grande problema, inclusive por conta das fraturas de ossos provocadas por simples quedas.

A boa notícia é que é possível se prevenir da osteoporose com uma boa alimentação, adotando uma dieta rica em cálcio, banhos de sol diários e exercício físico. É claro que isso precisa ser feito desde cedo, mas para quem é acometido pela doença, é importante saber que há tratamento, inclusive medicamentoso, que pode devolver a qualidade de vida perdida e evitar a temida fratura.

Osteoporose, uma doença silenciosa

Os médicos explicam que o problema maior é que a osteoporose é o que chamam de uma doença silenciosa. Isso significa que dificilmente os sintomas aparecem, a não ser diante de uma queda, que pode provocar uma fratura óssea. Mas exames preventivos podem diagnosticar a doença e prevenir fraturas. Existe um exame específico, chamado densitometria óssea, que indica a doença antes mesmo dela provocar seus temidos efeitos nos ossos.

As mulheres são as mais acometidas. Os nossos ossos recebem uma forte influência do estrogênio, que ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Esse hormônio é mais relacionado às mulheres, apesar de estar presente nos homens. Na menopausa, os níveis de estrogênio caem muito, e isso explica a maior incidência nas mulheres. Para cada homem com osteoporose, quatro mulheres são acometidas

Fratura de fêmur, o maior perigo

Ossos fracos acabam por sofrer fraturas em pequenos tombos, este é o principal problema da osteoporose. Os locais mais atingidos são a espinha, a bacia, o punho e o braço, sendo a fratura do fêmur a mais perigosa.

O importante é que a doença tem tratamento, que pode alcançar excelentes resultados. Um especialista – reumatologista ou ortopedista – deve ser procurado. A osteoporose é naturalmente relacionada à terceira idade, por conta do nosso próprio envelhecimento, mas mulheres na menopausa e homens com mais de 50 anos devem se consultar e fazer o exame, para evitar problemas futuros.

Rede Ser, atenta a esta questão

Na Rede Ser os banhos de sol são estimulados diariamente, bem como leves caminhadas. E a alimentação é produzida com supervisão de uma nutricionista, que está muito atenta a estas questões, buscando saúde por meio dos alimentos.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR