MENU

É preciso estimular o idoso a praticar atividade física regular

A atividade física regular é condição básica para uma boa qualidade de vida em qualquer idade, mas para o idoso ela passa a ser ainda mais importante. Segundo o fisioterapeuta Diego Mesquita, do residencial sênior Rede Ser, o idoso apresenta uma perda grande da elasticidade e do tônus muscular do corpo, o que pode ser ainda mais intensificado pela falta de exercício físico regular.

“Atividades consideradas simples pela maioria das pessoas, como segurar uma panela cheia pelo cabo ou mesmo coçar as próprias costas, podem ser um problema para idosos acometidos por doenças degenerativas, como a osteoporose, a artrose e problemas neurológicos e ortopédicos. O sobrepeso e o sedentarismo agravam essa situação. A atividade física na terceira idade melhora a força muscular, reforça o tônus da pele, melhora o equilíbrio e, principalmente, oferece disposição. A atividade física regular é fundamental na terceira idade”, afirma ele.

Qual atividade física é recomendada na terceira idade?

O fisioterapeuta do residencial sênior Rede Ser ressalta que a atividade física deve ser praticada com prazer e dentro das possibilidades do idoso. “A caminhada é excelente. Alguns cuidados devem ser tomados, como evitar caminhar de chinelos ou sandálias abertas e em terrenos irregulares ou cheio de buracos. A hidroginástica também é uma ótima atividade, e os exercícios são facilitados por serem realizados dentro da água, onde o impacto é muito menor. O pilates também é uma opção muito recomendada na terceira idade”, ensina ele.

Diego explica que é preciso incentivar o idoso, tomando o cuidado para não tornar a atividade estressante. “Os limites devem ser respeitados sempre”, avisa ele. O fisioterapeuta do residencial sênior Rede Ser pontua que a atividade física fortalece os músculos, realinha a postura, promove o alongamento, traz consciência corporal e ajuda a eliminar dores.

Diego lembra que há um processo natural que prejudica o funcionamento musculoesquelético do idoso, acrescido de anos de vícios de postura e doenças degenerativas diversas. “Quando alguém sente dor em um joelho, por exemplo, há toda uma alteração do alinhamento postural para compensar aquele desconforto. É um movimento natural do corpo, ainda mais intenso na terceira idade. A prática regular de atividade física se torna fundamental para o idoso recuperar sua qualidade de vida”, finaliza ele.

O residencial sênior Rede Ser oferece atividades físicas para seus moradores

Os moradores do residencial sênior Rede Ser podem contar com os serviços de fisioterapia, em um amplo e bem equipado espaço específico e adequado à atividade. Diego diz que o trabalho é voltado para as necessidades individuais de cada morador. Além disso, semanalmente eles são estimulados a participar de atividades físicas, entre as quais aula de Yoga.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR