Acolhimento e carinho na Rede Ser
A perda auditiva em idosos (presbiacusia) faz parte do processo de envelhecimento natural. A principal característica é a perda progressiva e simétrica da audição de alta frequência ao longo dos anos, que também pode ser acompanhada de zumbido, vertigem e desequilíbrio.
A hereditariedade e a exposição a ruídos muito intensos são os principais fatores que levam à surdez, mas várias circunstâncias podem acelerar esse processo como diabetes, pressão alta, tabagismo e uso excessivo de álcool. A perda auditiva costuma ser gradual e pode passar despercebida pela própria pessoa.
Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia apontam que as pessoas demoram cerca de sete anos para procurar um especialista após perceberem algum dano à audição. Esse descuido pode levar à surdez definitiva. Cabe ao familiar ou cuidador estar atento aos pequenos sinais para detectar a presbiacusia.
O idoso com perda auditiva costuma apresentar mudança comportamental como impaciência, falta de colaboração, distração e mau humor. É importante considerar que a perda da audição provoca uma confusão no entendimento, desorganização da fala e dificuldade para completar as atividades diárias, podendo levar à depressão e ao isolamento.
Carinho, paciência e ajuda especializada
É fundamental lidar com a questão de forma natural e colaborativa. Seguem algumas dicas da Redes Ser para os familiares e cuidadores de idosos com perda auditiva:
- Procure um especialista assim que houver suspeita da perda auditiva.
- Faça uma lista dos sintomas e possíveis atividades de risco, como trabalho realizado em lugares com ruídos.
- Tenha paciência e repita as frases quantas vezes for necessário, inclusive na fase de adaptação com aparelho auditivo.
- Seja cuidadoso ao falar, pausadamente e sem gritar, olhando diretamente para a pessoa. Gestos também ajudam à compreensão.
- Compreenda que o idoso precisa de espaço e nem sempre estará disposto ao convívio social, mas o incentive a buscar atividades variadas que tragam prazer e evitam o isolamento.
Em geral, o diagnóstico da perda auditiva é realizado por um otorrinolaringologista após alguns exames. Não existe um tratamento que previna ou que cure a perda de audição nos idosos. Porém, existem opções para se atenuar e compensar a perda auditiva, como: aparelhos auditivos e o implante Coclear.