MENU

Perda de audição - é preciso lidar de forma natural e colaborativa

Acolhimento e carinho na Rede Ser

A perda auditiva em idosos (presbiacusia) faz parte do processo de envelhecimento natural. A principal característica é a perda progressiva e simétrica da audição de alta frequência ao longo dos anos, que também pode ser acompanhada de zumbido, vertigem e desequilíbrio.

A hereditariedade e a exposição a ruídos muito intensos são os principais fatores que levam à surdez, mas várias circunstâncias podem acelerar esse processo como diabetes, pressão alta, tabagismo e uso excessivo de álcool. A perda auditiva costuma ser gradual e pode passar despercebida pela própria pessoa.

Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia apontam que as pessoas demoram cerca de sete anos para procurar um especialista após perceberem algum dano à audição. Esse descuido pode levar à surdez definitiva. Cabe ao familiar ou cuidador estar atento aos pequenos sinais para detectar a presbiacusia.

O idoso com perda auditiva costuma apresentar mudança comportamental como impaciência, falta de colaboração, distração e mau humor. É importante considerar que a perda da audição provoca uma confusão no entendimento, desorganização da fala e dificuldade para completar as atividades diárias, podendo levar à depressão e ao isolamento.

Carinho, paciência e ajuda especializada

É fundamental lidar com a questão de forma natural e colaborativa. Seguem algumas dicas da Redes Ser para os familiares e cuidadores de idosos com perda auditiva:

  1. Procure um especialista assim que houver suspeita da perda auditiva.
  2. Faça uma lista dos sintomas e possíveis atividades de risco, como trabalho realizado em lugares com ruídos.
  3. Tenha paciência e repita as frases quantas vezes for necessário, inclusive na fase de adaptação com aparelho auditivo.
  4. Seja cuidadoso ao falar, pausadamente e sem gritar, olhando diretamente para a pessoa. Gestos também ajudam à compreensão.
  5. Compreenda que o idoso precisa de espaço e nem sempre estará disposto ao convívio social, mas o incentive a buscar atividades variadas que tragam prazer e evitam o isolamento.

Em geral, o diagnóstico da perda auditiva é realizado por um otorrinolaringologista após alguns exames. Não existe um tratamento que previna ou que cure a perda de audição nos idosos. Porém, existem opções para se atenuar e compensar a perda auditiva, como: aparelhos auditivos e o implante Coclear.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR