MENU

Quais são os alimentos que ajudam no combate à osteoporose?

Uma das doenças mais associadas à terceira idade e considerada um grave problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose é caracterizada pela fragilidade dos ossos. Para fortalecê-los, os médicos recomendam a prática regular de exercício físico, a ingestão de vitamina D, banhos de sol diários e uma alimentação rica em cálcio. Mas quais são os alimentos que ajudam no combate à osteoporose?

“Uma alimentação rica em cálcio fortalece os ossos. Na verdade, temos que consumi-la desde a infância, para que tenhamos ossos fortes e saudáveis. É como se fizéssemos uma poupança de cálcio. Na terceira idade, sem dúvidas uma alimentação rica em cálcio fará toda a diferença e ajudará a combater a osteoporose”, garante a nutricionista do residencial sênior Rede Ser, Jéssica Villar. Segundo ela, os alimentos mais ricos em cálcio são aqueles derivados do leite, como queijos e iogurtes.

Quanto derivados de leite o idoso deve ingerir diariamente?

Jéssica explica que o ideal é que alimentos derivados do leite sejam consumidos três vezes ao dia. Segundo a nutricionista da Rede Ser, o queijo, por exemplo, fornece nutrientes que contribuem para o atendimento diário de ao menos 35% das necessidades de consumo de cálcio, fundamental na formação de estruturas ósseas e cartilaginosas. “O queijo é um alimento excelente e muito saudável, ainda mais na terceira idade. Ele também vai nos oferecer 30% de nossas necessidades de vitamina A, que é um importante antioxidante que atua sobre os radicais livres. E é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, de zinco, selênio e fósforo”, garante ela.

A nutricionista ressalta que o leite da búfala é ainda mais rico em cálcio do que o leite da vaca. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo, essa diferença é de 59%. “O queijo feito deste leite é muito saboroso e leve. E é muito rico em cálcio. É uma excelente opção para o lanche”, indica Jéssica.

Além do leite, quais são os outros alimentos ricos em cálcio?

Não são só os alimentos derivados do leite que devem constar da dieta do idoso. Há outras fontes secundárias de cálcio, muito importantes, como a sardinha, ostras, ervilha, espinafre, couve e brócolis. “A couve é uma verdura muito rica em cálcio, mas também nos fornece ferro, sendo muito indicada contra a anemia. É uma ótima fonte de vitamina C, combatendo resfriados e melhorando a imunidade. Também é rica em B12, o que é muito importante na prevenção da doença de Alzheimer. É um alimento completo, rico e gostoso”, destaca a nutricionista da Rede Ser. Segundo ela, os resultados serão ainda melhores se a couve for ingerida crua, por exemplo, batida em sucos.

Outra dica de Jéssica é utilizar a casca do ovo, que é composta em quase sua totalidade de carbonato de cálcio. “A casca deve ser muito bem higienizada, colocada no forno em alta temperatura por alguns minutos e, então, muito bem triturada. Uma colher de chá desta tritura, misturada na comida, oferece os 1.500 mg de cálcio necessários por dia”, ensina ela.

Todas as seis refeições diárias servidas no residencial sênior Rede Ser são supervisionadas por Jéssica e pensadas para oferecer qualidade de vida aos moradores. “As refeições precisam ser apetitosas, despertar desejo e, sobretudo, precisam ser muito saudáveis. Na Rede Ser não abrimos mão do sabor, da apresentação, da qualidade e, claro, da saúde”, finaliza ela.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR