MENU

Sol, vitamina D e hidratação são fundamentais na terceira idade

Assim como uma alimentação rica em cálcio e a prática regular de exercício físico, o banho de sol, a ingestão de vitamina D e a hidratação são fundamentais para uma boa qualidade de vida na terceira idade. É verdade que todas essas condições são essenciais para a qualidade de vida de qualquer pessoa, seja qual for sua idade, mas o idoso precisa ter um controle ainda maior para gozar de boa saúde.

Manter o corpo hidratado, bebendo muita água ao longo de todo o dia, é fundamental, ainda mais no verão. Segundo o Dr. Fernando Bassan, que lidera a equipe médica do residencial sênior Rede Ser, o índice de água no organismo diminui sensivelmente com o passar dos anos, e assim a desidratação em idosos pode acontecer de forma muito mais rápida e fácil.

- Esse é um tema que precisamos dar toda a atenção na terceira idade. A falta de água no organismo de um idoso pode provocar confusão mental, queda da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito. Temos um mecanismo regulador natural em nosso organismo, que nos informa quando precisamos ingerir água e a sensação de sede. Na terceira idade, esse mecanismo é menos eficiente. Muitas vezes, o idoso simplesmente esquece-se de se hidratar e não percebe que está desidratado. É preciso oferecê-lo água ao longo do dia inteiro, especialmente nos dias de calor – explica o Dr. Bassan, pontuando que é recomendável que o idoso beba água, água de coco, sucos e refrescos de duas em duas horas.

O sol e a vitamina D na terceira idade

Além da ingestão de água ao longo de todo o dia, o idoso também precisa tomar banho de sol regular e ingerir vitamina D. O médico do residencial sênior Rede Ser ressalta que a vitamina D melhora a absorção do cálcio, fundamental para o fortalecimento dos ossos.

- Alguns alimentos são ricos em vitamina D, como o peixe e fígado, mas não fornecem a quantidade necessária que precisamos de vitamina D. O banho de sol passa a ser muito importante na terceira idade porque é por meio do raio de sol que também obtemos vitamina D para o nosso organismo – explica.

Como tomar banho de sol na terceira idade?

O banho de sol deve ser controlado. O Dr. Bassan diz que bastam 15 minutos diários, evitando o horário entre 12h e 15h.

- Em menos de 20 minutos de banho de sol, o corpo produz boas quantidades de vitamina D. Uma caminhada até o local do banho de sol também é muito importante e contribui bastante para a qualidade de vida na terceira idade, afinal a atividade física regular é fundamental e caminhar é um excelente exercício – acrescenta ele.

O Dr. Bassan diz que a deficiência de vitamina D no organismo pode trazer enfraquecimento ósseo, osteoporose, aumento do risco de fratura e queda, dor e fraqueza muscular, além de diminuição de cálcio e fósforo no sangue do idoso. Segundo ele, a ingestão de vitamina D medicamentosa só deve ser feita com orientação médica.

Os cuidados que o residencial sênior Rede Ser toma

Na Rede Ser, os moradores são incentivados a tomar sol diariamente, em espaços adequados para esta atividade no próprio residencial. Contamos com um solarium e reformamos uma área aberta na entrada do nosso prédio, apropriada para o banho de sol. Outra iniciativa importante é o cuidado com a hidratação: a equipe do residencial oferece aos moradores, ao longo de todo o dia, água, água de coco, sucos, refrescos e, ainda, frutas ricas em líquido, como laranja, melancia e tangerina.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR