MENU

10 dicas fundamentais para o idoso evitar uma queda

Nada menos do que 13% da população brasileira têm mais de 60 anos, ou seja, temos hoje quase 30 milhões de idosos no país e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas. Isso significa que a longevidade é cada vez maior por aqui, e como ela temos o enorme desafio de manter a qualidade de vida destas pessoas.

Um dos grandes problemas enfrentados na terceira idade é o alto índice de queda. Segundo as estatísticas, 35% dos idosos sofrem quedas ao menos uma vez no ano. A cada 20 idosos, um sofre fratura óssea na queda, e 50% deles, mesmo sem fraturas, são internados. O pior: entre 30% e 40% daqueles que quebram o fêmur – uma das fraturas mais comuns – não conseguem se recuperar totalmente. Mais de 10% da população acima dos 75 anos perdem a independência em virtude de quedas na terceira idade.

De 60% a 70% das quedas na terceira idade ocorrem dentro de casa

“Mesmo que não haja consequências maiores, uma queda na terceira idade é sempre traumática. Na maior parte das vezes, ao menos o idoso que sofre a queda vive um trauma emocional e isso traz insegurança e aumenta o grau de dependência. Esse sentimento é conhecido como síndrome pós-queda”, explica Dr. Fernando Bassan, que lidera a equipe médica do residencial senior Rede Ser.

Estudos indicam que entre 60% e 70% das quedas na terceira idade ocorrem dentro de casa, afinal é ali que o idoso passa a maior parte do seu tempo. Segundo o Dr. Bassan, na maior parte das vezes a queda na terceira idade pode ser explicada por um conjunto de fatores, que envolvem o sobrepeso, perdas ósseas e musculares, alterações de postura, problemas relacionados à visão e sedentarismo. “Os principais fatores de ocorrência de quedas na terceira idade são a perda de massa muscular, equilíbrio e a mobilidade”, afirma o médico da Rede Ser.

Quedas na terceira idade: aposte na prevenção

Todo o cuidado em casa é pouco. “Uma queda na terceira idade, simples e casual, pode trazer inúmeros problemas muito sérios. Portanto, é preciso apostar na prevenção e adotar alguns cuidados dentro e fora de casa”, alerta o médico da Rede Ser. Segundo o Dr. Bassan, a queda na terceira idade é um problema cotidiano e precisa ser evitado a todo custo. Por isso, ele lista 10 dicas fundamentais para o idoso evitar uma queda, que também são recomendadas pelo Ministério da Saúde:

  1. Evitar o uso de tapetes soltos pela casa.
  2. Toda escada, independente do número de degraus, deve ter corrimões nas duas laterais.
  3. Idosos devem utilizar sapatos fechados e com sola de borracha.
  4. Os tapetes de banheiro devem ser antiderrapantes.
  5. Um idoso jamais deve andar em áreas com piso úmido.
  6. Evite encerar o chão da casa de um idoso porque o piso pode ficar escorregadio.
  7. Utilize luzes de apoio nos corredores e deixe-as acesas de noite, para o caso do idoso precisar ir ao banheiro.
  8. Se precisar andar de ônibus, certifique-se que o veículo esteja totalmente parado na hora de subir ou descer da condução. Jamais tenha pressa.
  9. Atravessar a rua somente na faixa de pedestre, e com o sinal fechado.
  10. Não deixe de usar bengala, muleta ou andador caso seja essa uma recomendação médica.

Rede Ser: cuidados redobrados para evitar quedas

No residencial sênior Rede Ser, localizado na Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, os cuidados para evitar uma queda são redobrados. Além da opção por um mobiliário adaptado e ótima iluminação em todo o residencial, os moradores realizam um trabalho contínuo de fisioterapia, que ajuda na restauração e manutenção da massa muscular, da amplitude e de movimentos e equilíbrio, entre outras questões. As aulas regulares de ioga também ajudam nessa tarefa.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR