Mas é claro que sim! Quem disse o contrário? A felicidade é uma condição humana, está dentro da gente e depende apenas de cada um de nós para acontecer! A felicidade é possível em qualquer tempo, inclusive na terceira idade, por que não?
Vale lembrar que a felicidade depende de valores, certo? Se você pensa que a felicidade é acumular riqueza, ter um carro importado e viajar para o exterior várias vezes ao ano, provavelmente terá dificuldades de ser feliz.
Mas se você acredita que as relações de afeto é que são importantes, que as realizações é que contam, que as vitórias é que nos marcam, muito provavelmente será feliz na terceira idade também. Aliás, principalmente na fase idosa, quando olhará para trás e verá o quanto construiu nessa vida.
É tudo uma questão de perspectiva.
Como ser feliz na terceira idade?
É claro que a velhice nos traz problemas, principalmente de saúde. Isso é natural. Não somos mais tão vigorosos e dispostos, a gana da juventude ficou para trás e o tempo começa a pesar um pouco. No entanto, temos experiências, vivências aos montes, sabedoria e tranquilidade. Temos mais paz na maturidade, disso não há dúvidas.
Mas como ser feliz na terceira idade? Será que existe um “mapa do tesouro”, uma fórmula secreta? Não há uma receita pronta, essa que é verdade, mas algumas condições ajudam muito.
- Uma boa alimentação, sem excessos, ajuda a ter saúde e disposição. E isso ajuda a ser feliz na terceira idade.
- Praticar exercício físico regulamente tem o mesmo sentido da alimentação saudável. Um idoso ativo tem muito mais condições de ser feliz na terceira idade.
- Invista nas relações familiares e interpessoais. Taí uma enorme fonte de prazer e felicidade.
- Aprenda algo, seja informática, uma língua, história, marcenaria, o que for. Aprendizados trazem felicidade.
Tenha fé na vida, nos homens, na natureza. Acredite!
Rede Ser: uma comunidade feliz
Buscamos, exaustivamente, oferecer condições para que nossos moradores sejam essencialmente felizes. Isso faz parte da nossa missão enquanto uma residencial sênior. Nos preocupamos com a alimentação, com a agenda de atividades, com a realização de shows musicais, com a troca entre os moradores, enfim, investimos trabalho para que nossa comunidade seja feliz e unida. Isso nos mobiliza muito!