A hidratação adequada pode retardar o envelhecimento e prolongar uma vida livre de doenças
Os adultos que se mantêm bem hidratados parecem ser mais saudáveis, desenvolvem menos doenças crônicas, como as cardíacas e pulmonares, e vivem mais do que aqueles que não recebem líquidos suficientes, de acordo com um estudo do National Institutes of Health publicado na eBioMedicine.
Usando dados de saúde coletados de 11.255 adultos durante um período de 30 anos, os pesquisadores analisaram as ligações entre os níveis séricos de sódio - que aumentam quando a ingestão de líquidos diminui - e vários indicadores de saúde.
Os pesquisadores descobriram que adultos com níveis séricos de sódio no limite superior da faixa normal eram mais propensos a desenvolver condições crônicas e mostrar sinais de envelhecimento biológico avançado do que aqueles com níveis séricos de sódio nas faixas médias. Adultos com níveis mais altos também eram mais propensos a morrer em uma idade mais jovem.
Os autores constatam que cerca de metade das pessoas em todo o mundo não atendem às recomendações de ingestão total diária de água, que geralmente começa em 6 xícaras (1,5 litro).
Fonte: EM Saúde e Bem Viver