Depois de décadas parece que o império da “Cultura Jovem”, iniciado na década de 60, começa a declinar.
Com o envelhecimento populacional global, o aumento da expectativa de vida e o declínio das taxas de natalidade. No Brasil, o número de pessoas com mais de 60 anos deverá crescer muito mais rápido. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até 2050, ela quase triplicará em nosso país.
Influência na política
Em 2022, eleitores com 60 anos ou mais atingiram a maior porcentagem já registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este público representa 21% dos cidadãos brasileiros aptos a votar e supera o número de jovens eleitores, de 16 a 24 anos, que são 13,7%. O crescimento da população mais velha, implica em mudanças no foco das campanhas e nas propostas de políticas públicas. Que priorizam temas como previdência social e saúde.
Cultura
As telas já vem representando com mais frequência, protagonistas seniors que fogem dos estereótipos ligados à velhice e esbanjam vitalidade. Como nos filmes: "Um Senhor Estagiário", estrelado por Robert De Niro, "Red: Aposentados e Perigosos", com Bruce Willis, Morgan Freeman e John Malkovich; ou o documentário "Iris" que retrata a vida de Iris Apfel, ícone de moda e estilo, que completou 101 anos.
A última edição do Rock in Rio 2022, por exemplo, contou com uma lista de veteranos: Gilberto Gil, Djavan, Nicko McBrain do Iron Maiden e Billy Idol. E boa parte das celebridades nacionais e mundiais que conhecemos hoje estão nessa faixa etária, como Caetano Veloso, Oprah Winfrey ou Sylvester Stallone. Todos ativos e trabalhando, numa idade em que "deveriam estar curtindo a aposentadoria". Isso porque o próprio conceito de aposentadoria mudou.
Consumo
Segundo o relatório “Consumer Generations” da Tetra Pak, o poder de compra dos seniores no mundo todo deve superar a ordem dos 30 trilhões de reais. No Brasil, eles representam 20% da população economicamente ativa. Juntos, os seniores movimentam mais de 2,4 bilhões de reais ao ano.
Os idosos estão mais exigentes quanto aos produtos e serviços dos quais se utilizam, prezam por um atendimento diferenciado, mais do que o preço baixo. O mercado "prateado" é bastante heterogêneo.
Alguns são mais vaidosos e passam a fazer uma jornada em busca da “fonte da juventude”. Esse grupo é mais antenado em relação a tratamentos estéticos, lançamentos de cosméticos e moda. Outros já resolvem assumir a idade com orgulho e preferem curtir a vida investindo em educação, terapias de bem estar, novas experiências e viagens.
Negócios voltados para a terceira idade estão em ascensão, sejam as ILPIs, como a Rede Ser, no turismo, programas culturais, área de saúde e eventos esportivos exclusivos. E já passou da hora de dar a devida atenção ao que essa expressiva parcela da população merece.