MENU

A tecnologia a favor da 3ª idade

Não há dúvidas de que a tecnologia deve estar sempre a serviço da qualidade de vida, e ela pode ser muito útil para oferecer ainda mais recursos e mais segurança especificamente para pessoas na terceira idade. A tecnologia está à disposição em tratamentos médicos, na comunicação e em tarefas do dia a dia, ajudando - e muito - no cotidiano do idoso.

Um problema básico: acesso e adaptação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,7% dos idosos têm acesso e utilizam a internet. Por meio dela, idosos leem jornais e revistas, acessam o Facebook, o Instagram e outras redes sociais, assistem vídeos no YouTube, fazem compras e consultam sua conta bancária, por meio do internet banking.

Este é, no entanto, um número pequeno. Ele significa que menos do que três em dez idosos se beneficiam das vantagens de acessar a internet. Na maior parte das vezes, eles não têm acesso à tecnologia, como smartphones ou computadores, e não são instruídos sobre como entrar e navegar na grande rede.

Não há dúvidas que a inclusão social na terceira idade é um dos maiores obstáculos para o uso da internet. Os idosos precisam de meios e estímulos para utilizar a internet no dia a dia, ultrapassando barreiras da idade.

Por que utilizar a tecnologia?

O uso da tecnologia disponível faz o idoso se sentir mais contemporâneo e atualizado. Isso o aproxima mais do momento, incluindo-o. A famosa frase “no meu tempo eu fazia de outra forma” perde sentido, porque hoje é o tempo certo.

O uso da tecnologia traz inclusão social, diversão, conhecimento, mente sã, ajuda na prevenção da saúde, ocupa o tempo do idoso, trabalha sua memória, amplia o networking e acaba por aumentar a autoestima e a sua independência. Ao passo que o não uso provoca justamente o contrário.

A Rede Ser aposta na inclusão digital

A Rede Ser aposta na inclusão digital de seus moradores. O wi-fi é oferecido nas áreas comuns e nos quartos, e a navegação na internet é sempre estimulada. Um dos usos mais frequentes é para a realização de videochamadas com parentes, o que se intensificou ainda mais em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Além da navegação, oferecemos a utilização de tablets em várias atividades, como, por exemplo, nas aulas do Treinamento da Memória, realizadas semanalmente, em parceria com a PUC/RJ. Câmaras também são espalhadas por todas as áreas comuns do Residencial, para uma maior segurança dos moradores. Um monitor fica estrategicamente colocado na sala da enfermagem, para visualização 24 horas por dia.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR