Cuidar de pais idosos, com dificuldades para manter uma vida autônoma pode ser bastante difícil.
Essa condição se agrava quando os filhos adultos moram longe e enfrentam o desafio de superar a distância geográfica e emocional.
Cuidar de pais idosos, com dificuldades para manter uma vida autônoma pode ser bastante difícil. Essa condição se agrava quando os filhos adultos moram longe e enfrentam o desafio de superar a distância geográfica e emocional, à medida que os pais envelhecem. Com carinho, dedicação e estratégia é possível dar apoio à distância de forma assertiva ao seu familiar.
- Mantenha contato! Ligue regularmente, faça chamadas de vídeos, envie lembranças e visite, sempre que possível. É certo que a tecnologia facilitou a comunicação interpessoal, mas a presença física ainda faz muita diferença.
- Tenha uma rede de apoio local. Familiares, amigos e vizinhos que morem próximo ao idoso, que possam ser acionados em caso de urgência ou dificuldade de comunicação.
- Saiba sobre o estado de saúde. Converse por telefone ou e-mail com os médicos que cuidam do seu familiar. Saiba seu real estado de saúde, se existem cuidados específicos e os remédios prescritos. E deixe seus contatos com os médicos.
- Organize a questão financeira. Ajude no controle das despesas e pagamentos. Mantenha uma conta conjunta, para o caso de emergência.
- Incentive uma vida ativa. Praticar uma atividade física, jogar, participar de algum grupo artístico ou religioso, ajudam o idoso a manter uma rede de relacionamentos, a saúde e diminuem os efeitos da saudade e solidão.
- Pense na possibilidade de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). É um ambiente onde o idoso terá assistência 24 horas, com conforto e segurança.
A Rede Ser é um residencial all Inclusive com atividades e socialização, para idosos independentes ou que precisem de auxílio assistido. Um verdadeiro lar, onde você encontra todo suporte necessário para o dia-a-dia do seu familiar.