MENU

Exames preventivos: colocar os exames em dia é o melhor jeito de começar o ano.

A prática do “check-up” se refere à realização dos exames de rotina, também denominados exames complementares, que auxiliam na avaliação clínica do paciente. Normalmente, eles visam detectar precocemente algumas doenças ou alterações que, se não tratadas ou gerenciadas em sua fase inicial, podem evoluir para condições mais graves.

Confira 5 exames de rotina que são indispensáveis para que o idoso preserve sua saúde.

Hemograma

O hemograma completo permite o diagnóstico de anemias, infecções, doenças autoimunes e até mesmo alguns tipos de câncer, como as leucemias. Além disso, o hemograma possibilita o acompanhamento da evolução de algum tratamento que o idoso esteja fazendo.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame de imagem que verifica a densidade da massa óssea. Importante para a prevenção da osteoporose e a redução dos riscos de fraturas. As mulheres devem fazer este exame a partir da menopausa, e os homens, a partir dos 60 anos.

Mamografia

Embora este exame seja indicado a partir dos 35 anos, recomenda-se fazer uma mamografia a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Caso haja um histórico desse tipo de câncer na família, o médico pode solicitar esse exame com mais frequência.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma mensura a frequência cardíaca da pessoa em repouso e em atividade. É um exame essencial para detectar a presença de problemas no coração, que estão entre as principais causas de morte de idosos.

Exames de rotina da tireoide

TSH: permite a detecção de disfunções na produção dos hormônios da tireoide. O hipertireoidismo é comum na terceira idade, podendo ser mais difícil de diagnosticar, por ter sintomas parecidos com outras doenças.

Para aproveitar a terceira idade da melhor forma, o idoso deve realizar exames de rotina e ter um bom acompanhamento médico. Dessa forma, ele poderá desfrutar de uma vida longa com qualidade e saúde. Uma das formas de fazer isso é se consultar com um médico geriatra de confiança.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR