O consumo regular de água é fundamental para que o corpo continue funcionando da forma que deve para que possamos garantir um envelhecimento saudável.
Quando nascemos o nosso índice de água no organismo é de 100%, o que ajuda em diversos fatores em nosso corpo, na adolescência chega a 70% e vida adulta 60%, mas você sabia que na maior idade essa porcentagem pode chegar a apenas 50% ?
É isso mesmo… O processo natural do envelhecimento reduz o percentual de água no nosso organismo, o que ocasiona diversos problemas no corpo de uma pessoa.
A desidratação é muito prejudicial no idoso, pode gerar queda de pressão arterial, confusão mental, aumento nos batimentos cardíacos e dores no peito. O perigo é que os idosos sentem menos sede, mesmo desidratados, devido ao mal funcionamento de seus mecanismos internos.
Seguem alguma dicas para ajudar a pessoa idosa a se manter sempre hidratada:
- É preciso oferecer água ao idoso de maneira constante, ao menos de duas em duas horas
- Ajude-o a lembrar de se hidratar: avisando de tempo em tempo, com plaquinhas espalhadas e disponibilizando garrafas ou canecas.
- Águas saborizadas são refrescantes e atrativas. Abuse das frutas, ervas e especiarias como: limão, laranja, maçã, gengibre, hortelã, manjericão, etc.
Na Rede Ser monitoramos a ingestão de líquidos dos moradores, oferecendo constantemente água. Também temos diversos bebedouros espalhados pelas nossas dependências.