Tomada a decisão do idoso morar em um residencial voltado para a terceira idade, é hora de escolher a melhor opção. Mas como fazê-lo? O que um residencial para a terceira idade precisa oferecer aos seus moradores? E como se certificar de que isso irá, de fato, acontecer na instituição escolhida?
Antes de qualquer regra, é fundamental respeitar a primeira de todas as condições: o idoso precisa gostar do residencial. Ele precisa se sentir bem, se identificar com o lugar e, mais do que tudo, se sentir acolhido e seguro. Tudo o mais vem depois dessa condição!
O que um residencial precisa oferecer aos seus moradores?
- É preciso que o residencial, como um todo, seja limpo, claro, cheiroso e absolutamente adaptado para o idoso. Tantos os quartos como as áreas comuns precisam ter o mesmo padrão de higiene e qualidade.
- Nada mais negativo do que um ambiente baixo astral. Um bom residencial precisa ter alegria e paz. Um bom ambiente entre os moradores e funcionários é fundamental.
- O residencial deve oferecer atividades diversas e dirigidas para idosos.
- O atendimento de toda a equipe deve ser prestativo, carinhoso, atento, com senso de urgência e treinado para tal.
- Um residencial tem que ser regulamentado pela Vigilância Sanitária, seguindo e cumprindo com todas as regras estabelecidas pela legislação.
- Deve contar com uma equipe de profissional multidisciplinar, com médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e outros.
- A humanização e a individualidade no atendimento devem ser prioritários.
- Deve estar localizado em uma região de fácil acesso, para que a família e amigos possam visitar o idoso com frequência.
- Deve ter uma gestão e uma comunicação transparentes. O morador e seus familiares precisam ser ouvidos, sempre. E comunicados de todas novidades.
Mas como garantir tudo isso?
É fundamental que a família do idoso visite o residencial. Em um primeiro momento, os responsáveis podem fazer uma visita sozinhos, quando deverão conversar com os administradores do residencial e fazer todas as perguntas pertinentes.
Visite absolutamente todas as áreas comuns e peça para ver mais de um quarto. A conversa tem que ser objetiva e transparente. É preciso saber o que o idoso tem direito no contrato e o que deverá pagar de taxa extra, por exemplo. Converse sobre as atividades oferecidas, sobre a equipe técnica do residencial e sobre os procedimentos do dia a dia. Aproveite para ver o clima do residencial e como os moradores se comportam. Observe, também, a forma como os funcionários trabalham e atendem os idosos.
Feita essa visita inicial, e se você gostou do que viu – é hora de levar o idoso para que ele dê sua opinião, o que é fundamental. Muitas vezes, há resistências naturais, portanto converse com ele com calma, já em casa, sobre o que ele achou do lugar.
Busque, também, se possível, informações com familiares de idosos que já moram no residencial. Pergunte como eles se sentem, como é a relação com a direção do local e como são os profissionais que ali trabalham. Você também pode buscar informações complementares na internet.
A Rede Ser está pronta para lhe receber
A Rede Ser acredita que esse contato inicial é fundamental para uma boa adaptação do morador. Suas instalações estão abertas para a visita de familiares e do idoso, bastando marcar um horário com antecedência, para que o próprio gerente geral os receba.
Os visitantes podem conhecer todas as áreas comuns e visitar quartos e teremos tempo para responder a qualquer dúvida. Para nós, passar segurança para o idoso e seus familiares é muito importante no processo de adaptação de um novo morador.