Diz o dito popular que quem canta os seus males espanta. Mais do que sabedoria popular, essa é uma verdade comprovada pela ciência, e de fato a música proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ela acolhe, acalma, acomoda, emociona e, ainda, é um tremendo exercício para o nosso cérebro.
Na terceira idade, a música ainda tem um papel muito importante, além da socialização: ajuda na memória. É por meio da música que podemos nos emocionar e buscar boas lembranças. Há estudos científicos que comprovam, ainda, que a música traz melhoria na atividade muscular, na respiração, na pressão sanguínea, no humor e até mesmo no metabolismo.
Os benefícios se estendem, afinal quem ouve música também canta (ou ao menos cantarola) e, muitas vezes, dança ou, no mínimo, acompanha o som com o balanço corporal. E nem é preciso saber tocar um instrumento, as palmas são o melhor acompanhamento para a música.
A música e a psicologia na terceira idade
Os benefícios psicológicos da música na terceira idade são muitos e importantíssimos. Pesquisas indicam que a música ajuda a liberar endorfina, a substância responsável pela sensação de felicidade, alegria, bem-estar e prazer. Portanto, ouvir música traz, no mínimo, um tremendo bem-estar para todos nós.
A música também traz uma sensação de acompanhamento, não nos sentimos tão sós quando ouvimos canções. Na terceira idade, essa sensação é muito importante porque muitas vezes idosos passam longos períodos sozinhos.
A verdade é que a música ajuda a reduzir sintomas de doenças psicológicas, principalmente a depressão e a ansiedade. A música relaxa e combate a solidão na terceira idade.
A música e o convívio social
A música também ajuda na socialização na terceira idade (e isso acontece em todas as idades, não é verdade?). Ela permite trocas, conversas, comentários e une as pessoas por conta de gostos pessoais e gostos compartilhados.
Principais benefícios da música na terceira idade
- melhora do humor
- combate doenças psicológicas, como ansiedade e depressã0
- acalma
- ajuda a evitar doenças neurológicas
- socializa
- reduz o estresse e a agitação
- exercita o cérebro
A música na Rede Ser
A Rede Ser dá total importância à música, estimulando sua prática entre nossos moradores. Por exemplo, acabamos de comprar uma caixa de som, instalada no salão de fisioterapia, para que a atividade possa ser feita com música ambiente. Acreditamos que a música é estimuladora!
Além disso, criamos e já estamos oferecendo uma nova atividade aos moradores, intitulada “Interação e Dança Solta”. Trata-se de uma aula de musicalização, que acontece duas vezes na semana, quando os moradores cantam e dançam, trabalhando o bem-estar, as habilidades motoras, a alegria de viver e investindo na qualidade de vida.
Regularmente, convidamos artistas para apresentações ao vivo, e utilizamos a música em eventos especiais, principalmente nos eventos gastronômicos, que são acompanhados de trilha sonora e decoração especiais. Para nós, música é vida!