MENU

Polifarmácia do idoso

Fazer uso de cinco ou mais medicamentos simultaneamente

Os remédios são importantes aliados quando estamos doentes, mas abusar deles pode não ser uma boa ideia. Fazer uso de cinco ou mais medicamentos simultaneamente caracteriza a chamada polifarmácia ou interação medicamentosa, situação de risco para qualquer pessoa e, em especial, para os idosos, principalmente, quando envolve a automedicação.

Usar fármacos desencontrados, sem supervisão médica ou com múltiplas supervisões que não conversam entre si, pode causar consequências para o bem-estar do paciente, já que os princípios ativos dessas substâncias podem interagir entre si. A polifamácia pode levar a danos colaterais diversos, como problemas de memória, fragilização dos ossos, falência renal, insuficiência hepática e até risco de morte.

A polifarmácia também aumenta a chance de erro na hora de o paciente tomar os medicamentos. Ter muitos medicamentos na rotina torna mais difícil a organização de dias e horários, o que pode atrapalhar o tratamento.

É possível praticar uma polifarmácia saudável, mas apenas com acompanhamento e receita médica.
O uso de muitos remédios pode ser necessário para tratar certas condições de saúde e manter, ao mesmo tempo, o alívio dos sintomas, por exemplo. Mas a revisão das medicações em uso deve ser feita periodicamente pelo médico, ponderando a indicação, se ainda é necessário, se há alguma interação medicamentosa e se o efeito está sendo observado.

Para ajudar a diminuir esses problemas, é importante ter sempre por perto a lista dos medicamentos usados (nome, dosagem e frequência), não tomar medicação sem indicação e necessidade e não suspender medicação sem antes passar por uma avaliação médica.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR