MENU

Age tech, a tecnologia a serviço do idoso

Desenvolvimento de tecnologias para atender as necessidades, proporcionando melhorias na vida dos idosos.

Também chamada de Gerontecnologia, é uma área focada no desenvolvimento de tecnologias para atender às necessidades e proporcionar melhorias na vida dos idosos.

Age tech é um setor que só tende a crescer - projeções estimam que em 2050 os idosos corresponderão a 30% da população brasileira. O intuito é usar a tecnologia para proporcionar ao idoso uma vida digna com melhores condições de saúde, maior mobilidade, independência, inclusão e interação social, conforto e segurança. Telemedicina, sensores de monitoramento e aplicativos são apenas uma parcela desses recursos.

Dentro de uma lógica baseada na Internet das Coisas (IoT) a tecnologia poderá ser considerada uma nova “cuidadora” dos idosos. Essa é uma das grandes apostas do setor de cuidado em saúde e, com alta adesão à telemedicina nos últimos dois anos, houve a confirmação de que a possibilidade pode ser explorada.

Dentre as tendências Age tech, destacamos:

Tecnologia para moradia sênior

Produtos e serviços digitais que possam garantir segurança, independência e qualidade de vida aos adultos mais velhos, como assistentes virtuais e dispositivos de emergência. Que podem ser compartilhados por diferentes observadores, incluindo familiares e cuidadores.

Telemedicina

Que inclui consultas virtuais e exames em casa, é uma nova fronteira cuja expansão deverá ser explosiva nos próximos anos, principalmente devido aos custos crescentes dos serviços de saúde. Não se trata de apenas de monitorar e prevenir doenças, mas também de manter o idoso ativo mental e fisicamente; controlar uma dieta saudável; e engajá-lo a adotar comportamentos e hábitos para a prevenção de enfermidades

Monitoramento de bem-estar

Wearables - Sensores para o monitoramento de controle de quedas e de bem-estar de modo geral. Alguns deles usam VUI (Interface de voz) para interagir com seus utilizadores, alguns são ambientais sem interação direta com quem os utiliza.
Hearables - audição - Com mais de 30% das pessoas mais velhas a apresentar uma perda auditiva, os novos aparelhos auditivos oferecem conectividade com o smartphone via bluetooth, e os auriculares são customizados para corresponderem à “impressão auditiva” de cada pessoa.

Aplicações de software

Dispositivos para controle de medicações, finanças, cursos on-line, diversão, jogos cognitivos, mobilidade  e atividades do dia a dia.

Essas são apenas algumas das soluções gerontecnológicas já disponíveis no mercado. A gerontecnologia vai ser essencial para garantir um futuro mais inclusivo, com saúde e qualidade de vida.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR