Ao longo dos anos é muito comum que a gente tenha perda de memória, principalmente na terceira idade. E isso pode trazer sérios problemas e é motivo de preocupação para muita gente. Mas é possível estimular a memória para que ela esteja sempre tinindo, como se fosse uma musculação para o cérebro.
Estimular a memória é um hábito extremamente saudável, que melhora a nossa qualidade de vida, principalmente na terceira idade. Neste conteúdo, você vai conhecer 5 dicas para reforçar a memória na terceira idade. São dicas simples de adotar, mas que fazem toda a diferença para o nosso cérebro, nos garantindo uma memória muito melhor.
Por que perdemos memória?
Esta é uma pergunta que muita gente se faz e traz muita preocupação. São várias as causas que resultam na perda de memória, desde situações do cotidiano, como o estresse, até doenças diversas, passando, claro, pelo próprio processo natural de envelhecimento pelo qual passamos.
Mas assim como a atividade física regular faz um bem danado para o nosso corpo, a memória também precisa ser exercitada cotidianamente. É preciso fazer ginástico com o cérebro, e isso traz força e saúde para a nossa memória.
Conheça, agora, 5 dicas para reforçar a memória na terceira idade.
1) Dedique-se a jogos cognitivos
Quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, jogo de memória, xadrez, dama, gamão, cartas e tantos outros jogos são sempre muito divertidos, ocupam nosso tempo com prazer e são excelentes exercícios para o nosso cérebro.
2) Ler é vida
Ler é um hábito extremamente saudável, lúdico, relaxante e recompensador. Mas também é um exercício maravilhoso para o nosso cérebro. Esteja sempre lendo um livro, revistas e jornais.
3) Novos aprendizados
Aprender uma nova língua, um instrumento musical ou informática, entre outras opções, é um exercício fantástico para a nossa memória. E é motivador também.
4) Tecnologia digital
A tecnologia está aí, a disposição de todos, trazendo muitos benefícios. Navegar na internet, utilizar aplicativos pelo smartphone, fazer videochamadas com o Whatsapp, ler um livro ou jogar jogos no tablet, tudo isso é muito bom para a nossa memória. E o idoso acaba por se inserir socialmente, o que é fundamental para sua qualidade de vida.
5) Música, filmes e arte em geral
Ouvir e cantar músicas, ver filmes e apreciar arte em geral – e falar sobre tudo isso – é excelente para a memória. Cantarolar aquela música que você tanto gosta faz bem para a alma e para o cérebro. Ver um filme e discutir sobre ele depois, também.
Rede Ser: atividade estimula a memória de seus moradores
Em uma parceria com a PUC/RJ, a Rede Ser oferece aos seus moradores uma atividade chamada Treinamento da memória. As atividades regulares são coordenadas por psicólogas da universidade e acontecem duas vezes na semana. O objetivo é estimular, de forma lúdica e prazerosa, as funções cognitivas dos moradores, principalmente a memória. A participação é voluntária, mas a adesão é excelente.