MENU

Como fica a alimentação dos idosos no verão?

Verão combina com sol e alegria, mas para que esta combinação dê liga, é preciso tomar alguns cuidados. Principalmente com o que comemos durante este período de sol forte e muito calor. Abusar da alimentação no verão, sem os devidos cuidados que a estação pede, pode trazer sérios problemas.

Os idosos precisam tomar cuidados redobrados. Afinal, nosso apetite diminui diante das altas temperaturas características do verão, deixando a pessoa da terceira idade mais vulnerável. A alimentação no verão precisa ser uma aliada do idoso, ajudando-o a se hidratar melhor e a se alimentar adequadamente.

Como fica a alimentação dos idosos no verão? É o que respondemos agora, neste conteúdo preparado por nossos especialistas para mantê-lo muito bem informado e, claro, sempre saudável.

A ingestão de líquidos

O idoso deve ingerir ao menos dois litros de água diariamente. Devemos oferecer-lhe água, refrescos e sucos de frutas como melancia, limão, abacaxi e laranja, que são excelentes para a hidratação. Também podemos oferecer água de coco e infusões geladas de erva-doce, camomila e erva-cidreira.

Aposte nas frutas, nas verduras e nos legumes

A base da alimentação no verão deve ser composta por frutas, verduras e legumes. Consuma bastante folhas verdes e legumes, principalmente crus. Mas atenção para os temperos das saladas: opte pelo limão, pelo azeite e pelo vinagre, ao invés da maionese, por exemplo. O ideal é comer de três a quatro porções de frutas diariamente.

E as proteínas?

O mais indicado na alimentação no verão é o consumo de carnes magras. Elas são mais fáceis de digerir, evitando desconfortos gástricos, que no verão são maiores. Opte pela carne branca de ave e peixes, principalmente, e a carne vermelha magra. Evite carnes de aves com pele, carne de porco e carnes com gordura aparente. Dê preferência para os grelhados porque fritura não combina com o verão.

Cereais e gorduras

O melhor é optar por cereais integrais, que são ótimos com saladas e pratos frios. Compre pães e massas integrais, ao invés da farinha branca. Gorduras vegetais, como azeite e óleo de canola, combinam com o verão e são mais saudáveis que as gorduras de origem animal, mas não abuse delas.

E na hora da sobremesa?

Fruta, fruta e fruta. Evite doces que levam muita açúcar. Você também pode optar por sorvetes e picolés, gelatinas, saldas de frutas e flans.

O idoso pode ingerir bebida alcoólica no verão?

Claro que pode, mas com muita moderação! As bebidas alcoólicas são muito calóricas e, além disso, têm efeito diurético, comprometendo a hidratação. Se não bastasse, são pobres em valor nutritivo.

A Rede Ser adota um cardápio especial no verão

Nossa nutricionista tem o desafio de preparar um cardápio saudável, delicioso e que encha os olhos dos nossos moradores. No verão, os cuidados são redobrados, para que a alimentação ajude o idoso a viver um verão feliz e saudável. Oferecemos água, sucos, refrescos e chás o dia inteiro, seguimos todas as regras aqui descritas e cuidamos para que não haja excessos. Viva o verão saudável!






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR