A principal característica do inflammaging é um aumento no estado pró-inflamatório do corpo com o avançar da idade
Inflamação e envelhecimento estão diretamente ligados. Quanto mais o corpo inflama, mais ele envelhece. Por isso o termo Inflammaging está sendo amplamente divulgado na comunidade científica atual.
O termo Inflammaging (inflamação + idade em inglês) foi proposto no ano 2000, pelo cientista-imunologista italiano Dr. Claudio Franceschi, num estudo pioneiro. A principal característica do inflammaging é um aumento no estado pró-inflamatório do corpo com o avançar da idade e esse processo está relacionado ao estresse oxidativo que leva a formação de radicais livres no corpo. Alimentação inadequada, dificuldades relacionadas ao sono, toxinas ambientais e sobrecarga de stress fazem com que nosso sistema imunológico viva em permanente combate.
Várias doenças podem decorrer deste processo inflamatório, por exemplo: a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer, doença crônica dos rins, sarcopenia, osteopenia, anemia, depressão e demência.
Na Rede Ser entendemos que é possível envelhecer com saúde e qualidade de vida. Para isso, oferecemos cuidados em todas as áreas da vida do idoso – nutrição equilibrada, atividade física, estímulo à mente, companhia, acolhimento e alegria.