MENU

5 Dicas para dormir melhor na terceira idade

Medidas cotidianas que podem ajudar para uma boa qualidade do sono

Ao longo da vida, o sono adquire características que são próprias da idade. Na infância e adolescência, por exemplo, são exigidas mais horas de descanso para acompanhar o desenvolvimento. Para os idosos a recomendação é que pessoas com 65 anos ou mais durmam de 7 a 8 horas por noite.

No entanto, não é apenas o número de horas de sono que muda com a idade, mas o padrão de sono também se altera. Nos idosos ocorrem modificações da arquitetura de sono com redução do estágio mais profundo do sono e maior fragmentação de sono, caracterizada por aumento do número de despertares e do tempo acordado após adormecer. Dessa forma, o idoso costuma ter a sensação de sono não reparador e acorda muitas vezes durante a noite.

Algumas medidas cotidianas podem ajudar para uma boa qualidade do sono:

  1. Manter a rotina. A manutenção da regularidade nos horários de dormir e acordar é fundamental para o melhor funcionamento do organismo.
  2. Exposição ao sol. A luz é um dos principais sincronizadores do nosso ritmo vigília-sono. A exposição à luz natural pela manhã proporciona uma melhor qualidade de sono e reduz sintomas de distúrbios de humor como a depressão.
  3. Revisão dos medicamentos em uso. O uso de múltiplas medicações podem impactar o sono. É sempre válido uma revisão com o médico, principalmente em relação aos horários de administração das medicações.
  4. Vida ativa. Praticar exercícios físicos, manter uma vida social e frequentar grupos onde façam atividades. Se manter ativo durante o dia, facilita o processo de relaxar e adormecer no período da noite.
  5. Ritual do sono. Atividades relaxantes como um momento de leitura, atividades manuais, técnicas de relaxamento e meditação próximas ao horário de dormir auxiliam o corpo a desacelerar e se preparar para o sono.

Nas situações nas quais as queixas relacionadas ao sono são persistentes, mesmo com bons hábitos, é necessário considerar a avaliação de um especialista.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR