MENU

10 mandamentos da qualidade de vida na terceira idade

A verdade é que precisamos investir na qualidade de vida desde o sempre, adotando hábitos saudáveis desde a infância. Fazer atividade física regular, se alimentar saudavelmente, ler, estudar, investir nas relações sociais e dar muita risada são atitudes que devemos promover desde pequenos. É como se fosse uma poupança: vamos guardando saúde e qualidade de vida, que refletirão diretamente quando chegarmos na terceira idade.

Se é preciso fazer por onde para chegar bem na terceira idade, também é preciso ter algumas atitudes que ajudarão muito a manter a qualidade de vida em dia. Neste conteúdo, apresentamos os 10 mandamentos da qualidade de vida na terceira idade. É claro que por si só, essas dicas não nos garantem plena qualidade de vida, mas que ajudam, isso ajudam mesmo. Vamos lá?

1) Independência e ajuda

Busque ser independente, porque na maior parte das vezes você dependerá exclusivamente de si. Mas jamais tenha vergonha de pedir ajuda quando isso for necessário. Aprenda a se colocar, preserve sua independência, lute por isso, mas não abra mão de solicitar apoio em situações específicas.

2) Autoestima em dia

Ter a autoestima em dia é fundamental para se alcançar uma boa qualidade de vida. Ficar se lamentando pelos cantos da casa por causa da idade não te trará nenhum benefício. Entenda que sua idade traz um acúmulo de experiências incrível, e que isso lhe permite ter sabedoria. Use a autoestima a seu favor.

3) Medicamentos na hora certa

Não estamos falando do horário da medicação, mas sim da necessidade. Tome medicamentos apenas quando isso for necessário e, ainda assim, seguindo orientação médica. Muitos idosos se entopem de remédios por qualquer motivo, e isso acaba interferindo negativamente na qualidade de vida.

4) Faça planos e tenha objetivos

Sonhar é para quem está vivo! Faça planos, estabeleça metas, tenha objetivos nesta vida. Vá atrás dos seus sonhos!

5) Sempre é hora de adotar hábitos saudáveis

“A vida inteira fumei, por que parar agora que estou idoso”? “Sempre tomei refrigerantes, não é agora que irei parar”. “Cheguei até aqui comendo frituras, não irei abandoná-las jamais”. Essas frases jamais combinam com qualidade de vida. Se você tem algum hábito ruim, que atrapalha sua saúde, essa é a hora de deixá-lo de lado: agora!

6) Ame

Quem disse que sedução, erotismo, sexo, amor, carinho e prazer têm idade? Não tem não! Amar é um santo remédio, paquerar faz um bem danado e isto traz muita qualidade de vida.

7) Socialização sempre

Invista nas relações sociais. Procure seus amigos de tantos anos e faça novas amizades. Esteja sempre aberto a novos encontros e busque se relacionar ativamente com aqueles que são seus amigos. Além de ocupar o tempo, essa troca traz muitos ensinamentos e sentimentos bons.

8) Dedique-se a novos aprendizados

Aprender uma língua, um instrumento musical ou novos jogos é um baita exercício para a memória e faz um bem danado.

9) Procure se ocupar, mas não apenas diante de uma TV

Busque se ocupar, preenchendo seu tempo com atividades prazerosas. Ver televisão é muito bom, traz informação, emoções e aprendizados, mas se postar diante do televisor por horas faz um mal danado para a sua saúde. Faça cursos, encontre amigos, navegue na internet, cozinhe, cuide de plantas, faça exercício físico regular e até uma sonequinha de leve vale, mas jamais cultive a ociosidade.

10) Atenção aos sete pecados capitais

Soberba, avareza, inveja, ira, luxúria, gulapreguiça são os chamados sete pecados capitais, e nenhum deles combina com qualidade de vida. Fique atento a isso e permita-se ser feliz!

A Rede Ser zela pela qualidade de vida de seus moradores

A Rede Ser acredita que sua função não é apenas oferecer uma moradia digna, confortável e segura para aqueles que a procuram. Investir na qualidade de vida de nossos moradores é uma de nossas missões, e nos dedicamos com afinco a ela, oferecendo atividades extras, socialização, estímulos e condições para que o morador encontre mais prazeres na vida. Temos biblioteca, salão de beleza, salão de fisioterapia, solarium e muito mais, permitindo aos nossos moradores uma qualidade de vida diferenciada.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR