Todo mundo sabe o tamanho da importância da autoestima, e não é preciso ser um especialista para saber que ela é vital para a nossa felicidade. Afinal, se sentir bem consigo mesmo é o primeiro e decisivo passo para nos sentirmos bem com o mundo. Nossas relações dependem disso.
Mas e a autoestima na terceira idade, como fica? A velhice traz muitas mudanças marcantes em nossa vida, e se isso não bastasse ainda é preciso conviver com estigmas sociais muito pesados. Essas mudanças inexoráveis e o próprio preconceito abalam a nossa confiança e autoestima, e é preciso combater isso para sermos felizes!
Envelhecer bem é um privilégio e uma lição de vida
Todos vamos envelhecer, a questão é como o faremos! Envelhecer bem é um verdadeiro privilégio e a maior lição de vida que podemos dar para nossos familiares, amigos e vizinhos. Quem não admira um idoso ativo, alegre, de bem com a vida e cheio de saúde, ainda que enfrente alguns reverses inerentes à idade?
Trabalhar a autoestima na terceira idade requer sabedoria. E é um exercício diário. O idoso precisa estar atento e disposto a isso, porque ninguém vai lhe oferecer esta condição senão ele próprio. Todos os elogios do mundo não são suficientes quando não conseguimos aceitá-los, por mais verdadeiros que sejam.
8 dicas para aumentar a autoestima na terceira idade
- Tenha amigos e busque se relacionar com eles. A solidão traz tristeza e pode causar depressão.
- Aceite a velhice e não aceite os estereótipos que a sociedade insiste em difundir, como o que o idoso não é mais produtivo, por exemplo.
- Arrume-se, cuide-se, ame-se. Cuidar da aparência é muito importante e ajuda muito para uma boa autoestima.
- Cuidar da saúde é fundamental. Se alimentar bem, fazer exercício físico regular e pegar sol são atitudes que ajudam na autoestima.
- Trabalhe seus pontos fortes. Se você é bom em uma atividade, dedique-se a ela. Lembre-se de suas qualidades, elas jamais deixarão de existir!
- Estabelece metas e sonhos de consumo. Você ainda tem muito tempo pela frente para realizar muitas coisas.
- Cante, dance, leia, assista a bons filmes, coma coisas gostosas (e saudáveis), dê muitas risadas e busque sempre o prazer.
- aça uso da tecnologia. Ela não precisa ser assustadora, mas sim prazerosa e útil. Se precisar, peça auxílio, mas esteja aberto ao seu uso cotidiano.
Valorizamos as pessoas e suas individualidades
A Rede Ser valoriza a pessoa e suas individualidades, e não temos dúvidas de que isso contribui para a autoestima de nossos moradores. Estimulamos suas participações nas atividades coletivas, buscamos promover as relações interpessoais e estamos atentos aos detalhes, sempre buscando entender quem é aquele morador, do que ele precisa e o que o faz feliz.
Investimos na autoestima como um verdadeiro pilar da qualidade de vida. Como exemplo, mantemos um salão de beleza em nossas instalações e estimulamos seu uso pelos moradores. Quem assim desejar pode convidar profissionais da beleza para atendê-lo em nosso salão, mas também promovemos com regularidade o Dia da Beleza, quando profissionais ficam à disposição para serviços como corte de cabelo, manicure, pedicure e outros.