Mexer com a terra, plantar, ver a planta germinar e crescer são tarefas acessíveis e baratas, que trazem inúmeros benefícios para quem as pratica. São efeitos terapêuticos para a nossa saúde, que trazem bem-estar, paz, tranquilidade e muito prazer. Não à toa, a jardinagem tem sido cada vez mais recomendada por médicos e terapeutas para auxiliar no tratamento e prevenção de doenças crônicas e desequilíbrios emocionais, como a depressão e o estresse.
A jardinagem na terceira idade é extremamente recomendada. É uma atividade leve, que não requer habilidades específicas nem grandes esforços. Em geral, ela é praticada ao ar livre, portanto, antes de mais nada, é uma atividade feita a céu aberto, o que é sempre muito prazeroso e saudável. Além disso, é uma atividade que prevê o convívio social, é realizada no tempo de cada um e tem desdobramentos, o que acaba por compromissar o idoso para novas atividades. É muito bonito e prazeroso ver o germinar de uma flor plantada por nós, não é verdade?
Os benefícios cognitivos da jardinagem na terceira idade
A melhora do funcionamento cognitivo da pessoa da terceira idade é um dos principais benefícios cognitivos que a atividade oferece. Mas estes benefícios são ainda maiores. Há melhora na concentração, estímulo da memória, melhora no cumprimento de metas e aumento da capacidade de atenção. Por isso tudo, a jardinagem oferece benefícios cognitivos importantes para a terceira idade.
Os benefícios terapêuticos da jardinagem na terceira idade
São vários os benefícios terapêuticos da jardinagem na terceira idade. Os principais são:
- Melhora a qualidade de vida;
- Aumenta a autoestima;
- Melhora a sensação de bem-estar;
- Reduz o estresse;
- Melhora o humor;
- Diminui a ansiedade;
- Alivia a depressão;
- Aumenta o autocontrole;
- Melhora o senso de valor pessoal;
- Aumenta a sensação de calma e relaxamento;
- Aumenta a sensação de estabilidade;
- Melhora a satisfação pessoal.
Os benefícios sociais da jardinagem na terceira idade
A jardinagem também traz benefícios sociais para quem a pratica na terceira idade. A integração social é um deles. Mas a atividade também promove a interação social, permite padrões mais saudáveis de funcionamento social e melhora a coesão de grupos e equipes.
Os benefícios físicos da jardinagem na terceira idade
A jardinagem traz vários benefícios físicos para as pessoas da terceira idade. Além da melhora da imunidade e da diminuição do estresse, há redução da frequência cardíaca e promoção da atividade física. Além disso, também ajuda a melhorar as habilidades motoras finas e grossas e, ainda, a coordenação.
Rede Ser tem atividade de jardinagem para seus moradores
A Rede Ser conta com um solarium bonito e extremamente agradável, e é lá que realiza, com frequência, atividades de jardinagem para os seus moradores. Devidamente acompanhados e orientados, eles colocam a mão na terra, plantam e acompanham o crescimento do que plantaram. É uma atividade que tem alta adesão, justamente por ser tão prazerosa.