MENU

Os cuidados com a saúde do idoso durante a época de frio

O friozinho já chegou, e por conta disso é preciso adotar alguns cuidados com a saúde nesta época do ano. Afinal, a queda brusca da temperatura traz a possibilidade de uma série de doenças típicas do inverno. Na terceira idade, os cuidados com o frio devem ser ainda maiores.

Além das tradicionais doenças respiratórias, o frio pode provocar mais dores em quem tem problemas nas articulações e na circulação do sangue – o que é típico na terceira idade. Dependendo da intensidade do frio, em longo prazo pode provocar até mesmo um ataque cardíaco ou uma lesão hepática.

Os cuidados com a saúde do idoso durante a época de frio devem ser ainda maiores. Não basta se agasalhar bem, é preciso cuidar da alimentação, se hidratar corretamente e vencer o desafio de se manter ativo por meio de atividades físicas apropriadas.

A hidratação no frio é um problema?

Com certeza, sim. E é muito fácil entender o porquê: durante o frio, sentimos menos sede e acabamos nos esquecendo de beber água e, assim, não nos hidratamos corretamente. Nunca é demais lembrar que não é porque as temperaturas não estão altas que temos menos necessidade de ingestão de água, ok?

Pele e boca secas, irritabilidade e pouca urina (que pode se apresentar mais escurecida) são os principais sintomas de que nosso corpo está desidratado. Um estágio avançado de desidratação pode provocar queda de pressão arterial, aceleração do coração, aumento da temperatura do nosso corpo e alteração do nível de consciência.

Uma boa dica é caprichar na ingestão de chás. Eles são deliciosos, têm diversos sabores, esquentam o nosso corpo e alma e ajudam a nos hidratar. Quem não gosta de um delicioso chá, acompanhando de biscoitos amanteigados, por exemplo?

10 dicas para o idoso lidar com o frio

A atenção com a saúde do idoso deve ser redobrada durante o inverno, defenda a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). De acordo com a Sociedade, há um maior risco de problemas de saúde e lesões no frio, entre os quais a hipotermia (queda da temperatura do corpo), a ausência de movimentação, infecções (como gripes e pneumonia) e o aumento das dores crônicas provocadas, principalmente, pela artrite e artrose.

Por conta disso, a SBGG listou 10 dicas para o idoso lidar com o frio. São elas:

1- É preciso se agasalhar bem, com roupas quentes, incluindo, quando necessários, gorros, luvas e cachecóis. Quando o idoso precisa sair de casa, a atenção com as roupas deve ser redobrada.

2- Tome bebidas quentes, como chás e chocolates, além de sopas e caldos.

3- Os banhos nesta época do ano devem ser menos demorados, com temperaturas amenas.

4- Utilize hidratantes por todo o corpo para combater a sensação de pele seca.

5- Ao dormir, utilize cobertores que retenham calor. Vale lembrar que durante o sono, nossa temperatura corporal diminui.

6- Esteja em dia com o calendário de vacinação contra a gripe.

7- Ao menor sintoma de confusão mental, calafrios e/ou dificuldades respiratórias, um médico deve ser consultado.

8- Prefira atividades em locais fechados, porém amplos, como shopping centers.

9- Exercícios de alongamento são fundamentais o ano inteiro, ainda mais neste época de frio. Pratique-os diariamente.

10- A falta de exposição ao sol pode requerer uma reposição de vitamina D, o que deve ser feito sob orientação médica. Capriche no cardápio de alimentos que oferecem essa reposição, como atum, sardinha, salmão, gema de ovo, bife de fígado e cogumelos.

A Rede Ser se mantém muito atenta a saúde de seus moradores

A Rede Ser redobra sua atenção com a saúde de seus moradores durante o frio. Trata-se, inclusive, de uma recomendação de sua equipe médica. Orientamos os moradores a se agasalharem adequadamente, oferecemos água para hidratá-los correta e satisfatoriamente, caprichamos nos caldos e nas sopas, sempre oferecendo diferentes opções de sabor, realizamos atividades indoor e nossa equipe de enfermagem monitora a possibilidade da chegada de uma doença respiratória, muito comum neste período.

Vale pontuar que vacinamos nossos moradores contra a gripe, em uma campanha que contou com a parceria do posto municipal de saúde mais perto de nossa sede. Na Rede Ser, o inverno é para ser curtido, afinal são poucas as oportunidades que temos, no Rio de Janeiro, de aproveitar as boas coisas do friozinho.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR