MENU

7 atividades para o cuidador manter o idoso ativo

Manter o idoso ativo e ocupado é muito importante para a promoção da sua qualidade de vida. Afinal, nada pior do que a ociosidade, o desinteresse e a falta de perspectivas. Mas o que o cuidador, familiares ou um residencial sênior pode oferecer para o idoso se ocupar? Listamos, agora,7 atividades para o cuidador manter o idoso ativo.

1) Fazer ginástica e alongamentos

Sempre que possível, é preciso estimular o idoso a se movimentar, fazer exercícios e, principalmente, alongamentos. O cuidador pode exercer essa função, propondo uma pequena caminhada, um passeio ou mesmo uma série leve de alongamentos. O que não pode é colocá-lo diante de uma televisão e esperar o tempo passar.

2) Estimular a memória

Um bom cuidador, devidamente orientado, pode estimular a memória do idoso, estabelecendo conversas específicas. Ele pode, por exemplo, pedir que o idoso conte histórias de sua vida, e o ideal é que o estimule com várias perguntas. É claro que precisa de paciência e cuidado para não estressar o idoso, mas um bate papo sempre cai bem e faz bem para a saúde.

3) Praticar jogos de mesa

Jogos de carta, como buraco, paciência, pif-paf, e tantos outros, além de jogos de mesa e de tabuleiro, como dama e xadrez, também ocupam, divertem e fazem bem ao cérebro.

4) Mexer com plantas

Mexer com plantas faz um bem danado a qualquer pessoa, ainda mais a uma pessoa da terceira idade. É um exercício excelente, é divertido e ainda expõe o idoso ao sol, o que é importantíssimo (até as 10h e depois das 16h). Cuidar de um jardim é uma atividade excepcional para manter o idoso ativo.

5) Ouvir música e cantar

Sim, trata-se de uma atividade deliciosa, excelente e cheia de ganhos. O cuidador deve estimular o idoso a ouvir música e a cantar, porque os ganhos são muitos: alivia a ansiedade, promove o bom humor, ajuda a curar dores emocionais, melhora o sono e exercita o cérebro, entre outros.

6) Passear

Se o cuidador precisa ir comprar pão ou algo no mercado, pode convidar e estimular o idoso a ir junto. Se há uma praça por perto, deve levá-lo para passear regularmente.

7) Buscar a participação do idoso nas atividades e no dia a dia

Estimular o idoso a participar das atividades extras e do dia a dia é fundamental. Inseri-lo nas conversas também. O cuidador deve identificar interesses do idoso e investir nisso. Por exemplo: se o idoso gosta de cinema, pode convidá-lo para uma sessão ou mesmo escolher um filme na televisão. Após a sessão, que tal papear sobre o que viram?

A Rede Ser oferece opções para seus moradores

Na Rede Ser nossos cuidadores e nossa equipe de enfermagem são devidamente treinados para oferecer aos moradores opções de lazer, entretenimento e atividades que os mantenham ocupados e ativos. Temos, por exemplo, uma série de atividades, como Yoga, arteterapia, dança/música, salão de beleza e de jogos, biblioteca e solarium com jardim, entre outras opções, que estão a serviço dos moradores. Também investimos e promovemos a socialização entre eles. A intenção é sempre oferecer diferentes possibilidades, para uma vida ativa e prazerosa.






ENDEREÇO

Agendamento de visitas
Rua Santo Amaro, 11 | Glória | Rio de Janeiro | RJ

A Rede Ser opera residenciais para idosos independentes ou com auxílio assistido. Trabalhamos com paixão para fornecer a mais alta qualidade de atendimento e fazer a diferença na vida daqueles a quem servimos.

ILPI   |   Residencial para Idosos   |   Asilo para Idosos   |   Casa de Idosos   |   Casa de Repouso   |   Cuidador de Idosos
COPYRIGHT © SER GLORIA RESIDENCIAL SÊNIOR